segunda-feira, 21 de junho de 2010

Imagem organizacional

Com o acirramento da disputa pelos consumidores, hoje mais que nunca a garantia de uma vantagem sobre os concorrentes é sempre fator decisivo na conquista e manutenção dos clientes, premissa do marketing esta máxima torna-se hoje obrigação de todos setores da organização.


Nessa disputa acirrada a criação e a transparência de uma imagem corporativa coerente com a visão da empresa pode e conta pontos preciosos na disputa de mercado, pois uma empresa bem alinhada com sua missão organizacional está um passo à frente, pois a imagem organizacional é considerada um dos fatores subjetivos mais influentes no estabelecimento de uma decisão de compra ou na escolha de um fornecedor.

Quando falamos de imagem organizacional geralmente o publico cria a idéia de que estamos falando de logomarcas e materiais impressos, na verdade imagem organizacional vai muito alem disso, está ligada a tudo que possa transparecer um perfil organizacional, como alinhamento de missão, visão e valores às suas praticas na relação com clientes, fornecedores, stakeholders e concorrentes também, a forma com que os profissionais se relacionam com esses públicos, e a relação hierárquica.

A parte visual da imagem organizacional deve ser trabalhada de forma que possa garantir fidelidade com essas praticas, lembrando que a imagem que uma empresa passa é reflexo de seu posicionamento, e, uma vez conquistada, haverá dificuldades para alterá-la no futuro. Por isso, é importante medir a imagem que o público percebe ao se relacionar com a empresa no processo de desenvolvimento de um plano de comunicação. Possibilitando assim uma informação coerente e bem alinhada com os anseios da organização.

A imagem conquistada seguindo esses processos é que irá interferir diretamente no comportamento do cliente na decisão da compra, e determinar a capacidade da organização de obter capital humano, captar recursos financeiros, relacionar-se com governos atendendo eficientemente a suas funções administrativas.



Cuide bem de sua imagem.

Nenhum comentário: