sábado, 26 de setembro de 2009

RP Made in Brasil

Recentemente li na resista Você S/A que a Bayer Crop Science, divisão de produtos para agro-negócios da gigante alemã, criou no Brasil um departamento de comunicação. Este novo departamento ganhou o comando da comunicação da empresa para a América Latina, resultado do alinhamento do Brasil com a estratégia global da corporação. Somos hoje o principal país da América Latina em termos de faturamento e negócios, foram detalhes como este que nos levou a ser a sede da região. Estas frases foram extraídas do discurso de Claudia David, gerente de comunicação na América Latina da Bayer Crop Science, recém promovida ao cargo à revista Você S/A.


Mas outras empresas também estão reforçando suas equipes de comunicação no Brasil e muitas delas trazendo pra cá responsabilidade da comunicação institucional da empresa, isto se deve ao fato de que no Brasil os setores de comunicação destas companhias têm se mostrado muito mais eficiente que em outros países e muitas vezes melhor que na matriz.

Esta notícia é recebida com muito orgulho pelos nossos comunicadores, em especial os Relações Públicas, que por muitas vezes se enrolam tentando explicar aqui no Brasil o que fazem, agora o mundo os vê com respeito e confiança devido ao bom trabalho à frente da comunicação.


Nestas empresas os salários para posições mais seniores giram em torno dos 15.000 reais, mais podem ser até maiores, se o cargo for executivo com nível de diretoria, com contatos internacionais e bilíngüe.