sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Série OLIMPIADAS

NATAÇÃO


A natação desportiva se insere dentre os desportos aquáticos. O objetivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador mais rápido. Existe uma série de regulamentos acerca das competições da natação. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes

Provas

Provas individuais

Nessa prova, o nadador disputa a modalidade sozinho e pode competir em estilos diferentes e em percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. Ele pode disputar costas, peito, borboleta, livre e medley.

Provas de revezamento

Disputam-se também provas de revezamento, em que quatro nadadores se revezam a nadar. Há provas de revezamento em 4x100m e 4x200m para estilo livre, e 4x100m para o estilo medley. Também existe provas de revezamento no estilo crawn, mais chamado de 'livre`.
Estilos

Estilo livre

Nessa modalidade o nadador pode optar pelo estilo que preferir. Na prática o estilo usado com mais freqüência é o crawl, em que o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina e move os braços, paralelamente ao corpo, num movimento rotativo (quando um braço avança o outro recua), enquanto bate as pernas, também alternadamente. O estilo livre compete-se em distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.

Estilo costas

O estilo costas tem uma técnica semelhante ao crawl, excepto que é praticado com as costas voltadas para o fundo da piscina. O estilo costas compete-se em distâncias de 50m,100m e 200m.

Estilo bruços

No estilo bruços (ou peito) o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina, movendo os braços simultaneamente, "puxando" a água da frente para trás e ao mesmo tempo abre e fecha as pernas também sincronizadas. O estilo bruços compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m. Bruços ou de peito é o mais antigo dos estilos de natação de competição. Já no século XVI, havia uma maneira de nadar com os movimentos dos braços parecidos com o atual nado de peito. Naquele período, no entanto, os pés ainda eram batidos alternadamente (igual a um pontapé). Desse método é que originou o nado de peito. Em 1798, o nado de peito já era o estilo mais praticado em toda a Europa

Estilo mariposa

No estilo mariposa (ou borboleta) o nadador está também de peito voltado para o fundo da piscina, rodando ambos os braços em simultâneo e batendo as pernas juntas. O estilo mariposa compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m.

Estilo medley

Nestas provas os nadadores têm de nadar todos os quatro estilos alternadamente, em uma seqüência que é:
Nas provas individuais: Borboleta, Costas, Peito e Crawl;
Nas provas de revezamento: Costas, Peito, Borboleta e Crawl.
Há provas de medley para as distâncias de 200m e 400m em piscinas de 50m, e 100m, 200m e 400m em piscinas de 25 metros.

Modalidades olímpicas de natação

Todas as modalidades são mistas, excepto onde indicado.

50 metros livres
100 metros livres
200 metros livres
400 metros livres
800 metros livres (mulheres)
1500 metros livres (homens)
100 metros costas
200 metros costas
100 metros peito
200 metros peito
100 metros borboleta
200 metros borboleta
200 metros medley
400 metros medley
Revezamentos 4 x 100 metros livres
Revezamentos 4 x 200 metros livres
Revezamentos 4 x 100 metros estilos

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Série OLIMPIADAS


JUDÔ

O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.


O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais.

Luta e regras

As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.

Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.Proibições

No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

Graduações (faixas)

No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor para maior graduação): branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta.

Federações e Confederações:

- As competições internacionais de judô são organizadas pela IJF (Federação Internacional de Judô).- No Brasil, a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) organiza os campeonatos nacionais.


terça-feira, 5 de agosto de 2008

YBR 125 Factor 2009


Conhecida por quem entende de motos por disponibilizar conforto economia e alta tecnologia por preços competitivos a YAMAHA sai mais uma vez na frente para atender as novas regras de emissão de resíduos no ambiente e lança a nova YBR 125 Factor 2009.
Com novo design novo conjunto chassi, mecânica e componentes. segundo a Yamaha manteve a qualidade da versão anterior, a nova YBR 125 Factor será comercializada em três versões; YBR 125 Factor K (partida a pedal), YBR 125 Factor E (partida elétrica) e YBR 125 Factor ED (partida elétrica, freio a disco dianteiro e rodas de liga leve) e nas cores azul, vermelha, preta e prata.
Dentre as novidade mecânicas estão o Novo carburador Mikuni BS25 com acionamento do segundo estágio a vácuo, com válvula de solenóide Cut-off e TPS (sensor de posição do acelerador), funcionamento sem falhas e menor consumo de combustível.Novo CDI-DC proporciona respostas rápidas, menor índice de emissões e função modo segurança que informa no painel falha do sistema de ignição. Novo Air Induction System, sistema de indução de ar.Novo escapamento com dois catalisadores e dois novos protetores antiqueimadura, menores emissões e segurança.Câmbio de cinco velocidades macio e preciso.
A nova japinha estará disponível nas lojas já na primeira quinzena de setembro com preço ainda a ser definido, a YAMAHA promete preço justo, para manter o ótimo custo benefício.