quinta-feira, 15 de maio de 2008

Internet no trabalho


Em plena era digital, onde temos internet até nos celulares, muitas empresas ainda enxergam com cautela o uso da internet em locais de trabalho. São ainda mais conservadoras quando se trata dos famosos programas de mensagens eletrônicas, baseadas no conceito de que as informações da organização bem como seu banco de dados podem ser expostos a riscos desnecessários, outro ponto é o que afirma que o uso destes programas pode colocar em risco a produtividade de cada funcionário sem falar no vício de linguagem que os mesmos podem trazer.


Estes discursos não estão errados, segundo Waldir Marcos Marassi da W/Brasil os funcionários podem com o uso destes passar a se dedicar mais a assuntos particulares, afirma ainda que não enxerga nenhum benefício no uso dos programas.


Por outro lado existe o discurso dos funcionários que se baseiam na ideia de que os programas agilizam as tarefas do dia-a-dia e que poderia inclusive reduzir custos com o telefone por exemplo.


Particularmente penso que um programa voltado para restritamente para comunicação interna poderia ser a solução para ambos, ou ainda em alguns casos um programa para tratar a comunicação com o cliente seria possivelmente um ótimo substituto para o telefone isso sem mencionar a redução de custos e desconforto do uso constante do telefone, alem de contar com recurso de imagem e som.

Está mais que provado que as empresas mais bem sucedidas são as que deixam seus funcionários mais à vontade, um exemplo é a Microsoft, Bill Gates Que acredita que seus funcionários tem melhores idéias quando estão mais livres no ambiente de trabalho.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Quanto você quer pagar pela TV?

No modelo pensado desde o inicio da TV previa-se um acordo que envolvia basicamente audiência, agência e marca, ou seja cobrava-se determinado valor para se vincular a marca ao programa com determinada audiência média, o consumidor assistia o programa e consumia os produtos anunciados, mesmo sem perceber direito o que estava fazendo.
Como a TV sempre nos deu a ideia de ser gratuita, de uns tempos pra cá o telespectador vem mudando o hábito e não mais aceitando os comerciais, assiste o que quer e quando vem os comerciais muda de canal, desafiando o contrato firmado entre a TV e a marca, com isso alguns programas tem anunciado dentro do proprio programa, o que irrita o telespectador, que não quer pagar pelo que assiste e acha isso normal, como se as emissoras não tivessem custos.

Como disse Davis da JWT "A habilidade de pensar estrategicamente e transformar problemas complexos em fórmulas simples e vendáveis é algo tão importante no mundo físico quanto no mundo digital." com novas midias como You Tube por exemplo vender televisão vai ficar cada vez mais difícil, talvez a TV digital esquente um pouco esta relação, mais temos a certeza que isso é por pouco tempo pois ultimamente só se tem valor o que é novo.

Portanto "Nós precisamos nos manter confiantes e criativos", bom pra quem gosta de desafio é um bom momento para se diversificar no meio Publicitário e de Relações Públicas.