segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Dicas para entrevistas

Anotar corretamente e confirmar todas as informações da entrevista: data, horário, local, departamento e nome da(s) pessoa(s) que deverá contatar.


Saber o maximo possivel sobre a empresa: Sua atividade, seus concorrentes, segmento de mercado e quaisquer informações que possa ser ultil para usar na entrevista.


Procure repousar cedo na véspera, de forma que acorde bem disposto e com o corpo descançado. Boa alimentação é essencial.


Sua roupa depende muito do perfil do cargo que irá exercer, excessos podem ser classificados na mesma categoria da falta de preocupação. Procure adotar um padrão discreto.


Trabalhe seu tempo de modo que possa chegar ao local com 15 a 30 minutos de antecedência. Esse tempo serve para você adaptar ao ambiente e/ou repassar mentalmente informações que sobre a organização, que você adquiriu antes.


Procure ser educado, cortês e gentil com as pessoas desde sua chegada algumas pessoas podem estar se passando por figurantes para observarcomo você se porta fora da entrevista.


Se troxer um celular consigo, ainda na recepção, procure mantê-lo desligado até que saia do ambiente.


Pecados capitais: Mascar chicletes ajuda a aliviar a tensão mas jogue-o na lixeira antes de sua entrada na empresa, não use óculos escuros em ambientes fechados ou pior ainda, coçar distraidamente partes íntimas (cuidado!).


Relaxe e respirando lentamente, não permitindo que seu semblante transpareça traços de ansiedade e/ou preocupação.



Ao ser anunciado e encaminhado para a sala da entrevista, apenas estenda a mão ao seu entrevistador se esse estender primeiro e, antes de sentar-se, peça licença e acomode-se confortavelmente com postura ereta, de forma que não precise se mexer demasiadamente.



Não responda as perguntas de forma monossilábica, apenas com "sim e não". Aproveite as oportunidades para colocar suas opiniões, sem se estender demais, seja claro e objetivo.


Olhe nos olhos do seu interlocutor, sem necessariamente encará-lo e não fique olhando demais os objetos e papéis na mesa.


Caso os momentos de silêncio sejam prolongados, não insista em querer quebrar o silêncio.


Para se apoiar e ter o que olhar procure portar um objeto nas mãos como um livro ou uma agenda.


Caso esteja nervoso, tente não se preocupar e seja sincero, afirmando: "Desculpe, pois estou um pouco nervoso...". Isso demonstra tranqüilidade e quase sempre restabelece um clima ameno no ambiente.


Seja honesto nas respostas. Mentiras têm perna curta e dentro da própria entrevista, você pode ser pego em contradição. Lembre-se de que exagerar é o mesmo que mentir.


Por mais que já tenha entregado seu currículo antecipadamente, procure ter um a mão. Pode ser útil.
Certas características são sempre bem vistas e procuradas durante uma entrevista e podem fazer a diferença, algumas delas: capacidade de enfrentar desafios e lidar com adversidades, ter espírito de equipe e comportamento pró-ativo.


Para finalizar demonstre otimismo e entusiasmo com a vaga em disputa.

Tenha na ponta da lingua o porque você se considera o candidato adequado ao cargo/função para aquela empresa.


Ao deixar a sala agradeça a entrevista e a oportunidade.



Estes dados não te garantem a vaga, mas te deixará kilometros à frente de alguem que não os possue.


Boa sorte!

Nenhum comentário: