quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pra onde vai o lixo eletrônico


O lixo eletrônico é um problema no mundo inteiro, e em todo o mundo dentre estes o mais fácil de ser descartado é o celular, no Brasil, por exemplo, alem das próprias fabricantes também a maioria das operadoras recolhem os aparelhos inutilizados, talvez isso se dê ao fato de que segundo a Nókia 80% do aparelho de celular pode ser reciclado, metais cabos plásticos e parte das baterias o que torna mais fácil a destinação, no próprio site da fabricante é informado o destino destas partes.
Por outro lado apesar de semelhantes não é tão fácil devolver um MP3 ou ipod, a fabricante responsável pelos ipod’s no Brasil a apple não possui qualquer programa neste sentido no país. E entre os fabricantes que mais participam do mercado brasileiro de computadores apenas a Dell possui um programa de coleta.
A Dell acredita que os programas envolvam mais os celulares pois é um produto que existe em uma quantidade muito maior no país, acredita ainda que embora a pratica da reciclagem não seja muito decisiva na compra de um pc, quando houver um empate nos preços a empresa verde deva sair na frente.
Doar vender ou devolver?O melhor a se fazer e prolongar ao máximo a vida do aparelho eletrônico, isso pode ser feito por meio de uma doação ou venda, mesmo que o aparelho não tenha lá muitas funções ou mesmo apresente pequenos defeitos sempre há alguém que se interesse por ele, em ultimo caso devolva ao fabricante ou revendedor autorizado, só não vale jogar no lixo.

Nenhum comentário: