quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Nos jovens nossa esperança?


        
           Vivemos hoje um momento inimaginável na juventude de nossos progenitores, nossos pais nos criaram para receber, não para oferecer. Nossos jovens de hoje são treinados para acreditar que merecem tudo e que o mundo não lhes pode cobrar nada em troca.
            O suor da conquista deu lugar ao conforto da gratuidade, e ao acreditar nessa filosofia, esses jovens se tornam adultos mimados que sem ter aprendido a lutar pelas conquistas, começa a chegar no mercado de trabalho de salto alto, acreditando que nas empresas serão tratados como em suas casas, quando a ilusão acaba, se sentem frustrados e acham que o mundo é injusto com eles.
            Hoje o acesso da classe média a escolas particulares, intercâmbios e aulas de idiomas, está criando uma gama de jovens que está preparada para a interatividade, mas despreparada para o feed back. Não se cogita mais lutar pelos direitos, pelas conquistas, acreditam que tudo lhes é devido.
            Sobretudo no Brasil, se vive um bom momento, em que mais e mais pessoas estão ascendendo nas classes sociais, isto é um bom indicativo para o país, mas essas pessoas estão preparadas pra conviver com essa nova realidade? Nem sempre. O fato de ter lutado e sofrido para conseguir um futuro melhor faz com que alguns pais queiram tirar esse fardo das costas dos seus filhos, isso está criando uma geração de mimados. 
            Hoje temos que reinventar a criação dos nossos jovens, pois se eles são o mesmo o futuro de nossa nação, não podemos deixar esse futuro nas mãos de imaturos jovens que só aprenderam a esperar as conquistas caírem do céu. Nosso país cresceu sobre os ombros de bravos trabalhadores que lutaram por direitos, por liberdade e por justiça, não podemos deixar essas conquistas pararem por causa de passivos jovens preparados para um futuro utópico onde tudo lhes será oferecido sem esforços e despreparados para a luta de cada dia.
            Ainda há tempo de dizer que a felicidade é pra ser conquistada, que o trabalho é que dignifica o homem, que só há conquista se houver suor. Felicidade é direito sim, daqueles que lutam e a conquistam no dia-a-dia, que vencer de verdade é quando se luta e se conquista com suas próprias mãos.
            Aproveitar a vida é viver toda ela buscando e conquistando, a vida acaba e o que construímos é que fica de legado. O que os outros conquistam pra nós é mérito deles e incompetência nossa.

Um comentário:

Unknown disse...

Texto excelente! parabéns ...