domingo, 15 de junho de 2008

O caçador de pipas



Assim como o garoto da história, o autor do livro que posteriormente também originou um filme nasceu no Afeganistão quando o país ainda vivia seus tempos pacíficos.
O livro conta a história de Amir e seu amigo Hassan o filho do criado de seu pai com quem tem uma amizade fraternal, no entando como na maioria das boas amizades um deles é o elo fraco, nesse caso Amir que ao ver o amigo sendo leal ao ponto de fazer tudo o que ele pedisse, enxergou a proporção do que os unia. Esta amizade incondicional acaba por coloca-lo em uma situação no mínimo desesperadora onde teve que escolher entre ajudar o amigo e corresponder sua lealdade ou ganhar coragem para lutar contra seus medos, o fato de seu amigo se submeter a mais esta situação e ainda permanecer leal o desconcertou de tal forma que não conseguiria mais olhar em seu olhos pois não teve coragem para retribuir quando ele mais precisou, fato que tornou impossível manter a amizadade e então o fez criar motivos para que seu pai trocasse o empregado por outro fazendo assim que Hassan se afastasse definitivamente de seus olhos, como acabou por ver que o pai não o faria apostou mais um vez na lealdade do amigo para que ele próprio se condenasse. A amizade não acabou, o pobre filho do caseiro aprendeu a ler e escreveu uma carta ao amigo o informando que permanecera a esperar por uma carta de Amir, carta esta que Amir ó leu após sua morte, foi quando minutos antes houve a descoberta de que o filho do caseiro e amigo leal na verdade não era só um amigo leal e sim seu próprio irmão, chocado e ainda mais por que junto com esta recebeu a notícia de que seu amigo e sua esposa foram mortos em sua terra natal defendendo como ultimo ato de lealdade a residência de seu pai a qual herdou pois o pai também havia o deixado a pouco.
Tocado por tudo que deixou de fazer e pela dimensão tomada por sua decisão na infância, resolveu buscar o filho do amigo que agora conhecia como irmão para morar consigo na América, passou a fazer pelo sobrinho tudo que seu irmão havia feito por ele tentando com isso não deixar mais uma vez passar a oportunidade de retribuir a lealdade e se livrar do passado que tanto o castigava.
Um livro que toca até os menos sensíveis pela forma com que trata da amizade, lealdade e as consequências das atitudes e decisões tomadas por cada um. É difícil não pensar em nossas decisões e atitudes pelo menos uma vez ao ver esta bela história elaborada por este autor, surpreendo-me ao pensar que alguém que nunca antes havia publicado um livro, o faça de forma tão acertada logo da primeira vez. Algo me chama a atenção, me parece que o autor tem uma certa proximidade com a história contada no livro, embora o fim não seja o mesmo.
Diferente da maioria das histórias que são ganham tamanha proporção, o caçador de pipas não precisa do sensacionalismo para atrair seu público, ele faz com que os mesmos reflitam sobre si trazendo a eles uma história mais próxima possível da realidade, no final do filme existe uma espécie de volta por cima típica dos filmes , mas nada que tire a essência do filme.
Eu resumiria o filme em uma frase: “Faça as coisas certas na primeira oportunidade”.

Nenhum comentário: