sexta-feira, 7 de março de 2008

Reciprocidade diplomática

Acompanhamos recentemente o drama alguns brasileiros que estavam a caminho de Portugal ficaram retidos ao fazer escala em Madri capital espanhola, sem muita explicação, os espanhois apenas alegaram que os brasileiros não preenchiam os requisitos da União Européia para entrar em nações do bloco.


Talvez em contrapartida a Polícia Federal impediu nesta quinta-feira (6) a entrada de oito espanhóis que tentavam desembarcar no aeroporto internacional de Salvador (Bahia), a alegação é que os espanhois apresentavam irregularidades na documentação e outros não haviam declarado o dinheiro que traziam ao país.


Esta possivel reciprocidade democratica pode não ser o melhor caminho mas serve de inicio para mostrar que se nossos brasileiros não são "bien venidos" na Espanha, então os espanhois não serão bem vindos aqui no Brasil, só que temos que observar um detalhe importante, a recepção de turistas no Brasil de um ponto de vista financeiro pode ser mais lucrativo do que barra-los, no entanto é importante de um ponto de vista diplomático pelo menos neste primeiro momento adotemos o mesmo rigor uzado pelos espanhois.


O embaixador espanhol Ricardo Peidró afirmou à Efe que o "espírito" da reunião que manteve hoje com o vice-chanceler, Samuel Pinheiro, foi "enormemente amistoso, como corresponde ao nível das atuais relações" entre Brasil e Espanha.
"Coincidimos que é preciso evitar que estes temas perturbem a densidade e a fluência das relações em todos os âmbitos", entre os quais citou os políticos, comerciais e culturais, entre outros.

Nenhum comentário: